quarta-feira, 24 de novembro de 2010

David Rudisha do Kenia e Blanka Vlasic da Croacia são os atletas do ano


David Rudisha e Blanka Vlasic foram anunciados neste domingo com os melhores atletas masculino e feminino de 2010 pelo presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo.

Rudisha, 21 anos, quebrou duas vezes o recorde mundial dos 800 m durante o ano, uma marca que permanecia há 12 anos, já Vlasic, duas vezes campeã mundial do salto em altura, venceu também as sete provas da Diamond League, e o Campeonato Europeu, disputado em Split.

Infelizmente a a brasileira Fabiana Murer, campeã mundial indoor do salto com vara, foi a 3ª mais votada entre as 10 que concorriam a um lugar entre as finalistas. No entanto, na lista das cinco finalistas, divulgada no dia 10 de novembro, não constavam os nomes da brasileira e da etíope Meseret Defar, a 2ª mais votada pela Internet.

O Departamento de Comunicação da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), em resposta a consulta da Assessoria de Imprensa da CBAt, explicou a definição das cinco finalistas ao prêmio "Melhor Atleta do Ano".
"O voto pela Internet conta 30% para a definição das finalistas. Já o voto da Família IAAF (Conselho, Comitê, Comissões etc.) conta 70%", explica Laura Arcoleo, responsável pela área de Publicações e RP da IAAF.

O presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, que representa a América do Sul no mais alto organismo do Atletismo mundial, solicitará mudança no critério de escolha para os próximos anos.

"Ou se leva devidamente em conta o voto pela Internet ou, então, é melhor evitar esta fórmula, para que não haja mal entendidos", afirma Gesta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário