terça-feira, 28 de dezembro de 2010

UM FELIZ 2011 PARA TODOS...
Que as vitórias e conquistas de 2010 abram o caminho para outras, maiores e mais importantes em 2011...











Um feliz 2010 para todos....

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sul americano Escolar - Brasil conquista 18 medalhas no atletismo



Nos jogos Sul americano Escolares em Lima no Perú a equipe do Brasil conseguiu, no atletismo, 18 medalhas, sendo seis ouros, seis pratas e seis bronzes.

Nesta delegação fui o delegado Técnico da delegação de atletismo do Brasil, que teve como técnicos os experientes e competentes professores Jamir (Pneu) de São Bernardo, Solange do Vasco - RJ, Mauro de Maringa-PR e Marcos Vieira de Sorriso no MT.

O Brasil foi Campeão absoluto no Masculino e no feminino ficou em 4° lugar, atrás da surpresa, Equador, campeão com folga, Chile e Venezuela.


Confira a lista de medalhistas:

Masculino
Anderson Assunção da Silva - salto em distância - ouro
Rafael Pereira Mello - 80 metros com barreiras - ouro
Revezamento 5x80 metros (Andrei Martins, Asafe Madai, Maxsuel Gomes de Oliveira, Vitor Hugo dos Santos e Rafael Pereira) - ouro
Lucas Limas - salto em altura - prata
Weverton Fidelis - 2 mil metros - prata
Andrei Martins - 150 metros - prata
Andrei Martins - 80 metros rasos - prata
Renan Cazuza - lançamento de peso - prata
Fernando Norbal Martins - lançamento de dardo - bronze
Marcos Venicius Conceição - lançamento de peso - bronze
Marcos Venicius Conceição - lançamento de disco - bronze
Vitor Hugo dos Santos - 80 metros rasos - bronze

Feminino
Karine Marchi Almeida - lançamento de disco - ouro
Ana Paula Caetano de Oliveira - salto em altura - ouro
Patricia Kock - 80 metros com barreiras - ouro
Tabata Vitorino de Carvalho - 150 metros - prata
Althiene Amanda dos Santos - pentatlo - bronze
Daniela Duarte de Medeiros - lançamento de peso - bronze

Cearense Gledson Páscoa é ouro no sul americano Master


O Cearense Gledson Páscoa foi campeão Sul americano Master na cidade de Santiago, no Chile, onde disputou o XV Campeonato Sul-Americano de Atletismo, ele participou de cinco provas, realizadas nas pistas do Estádio Nacional do Chile, e consegui cinco medalhas: uma de ouro, três de prata e uma de bronze.


O atleta orientado pelo professor Wylliam Macedo foi segundo colocado n os 100m rasos; terceiro nos 200m; segundo nos 400m; segundo no revezamento 4x100m rasos; e campeão no revezamento 4x400m rasos, na equipe composta por um paulista, um paranaense e um mato-grossense.

Composto por 260 atletas, o time do Brasil, do qual Gledson era o único cearense, ficou em terceiro lugar na classificação geral do Sul-Americano. A equipe do Chile foi campeã; e o grupo da Argentina vice-campeão no evento que contou com 1.800 atletas representando todos os países da América do Sul.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Corredor morre em prova no Rio Grande do Sul

Fonte: Jornal Zero Hora
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a3116145.xml

A 5ª Volta Ecológica da Ilha dos Marinheiros, em Rio Grande, na manhã deste domingo foi marcada por uma tragédia. Após iniciar a prova de 10 quilÔmetros, o corredor Edson Rodrigues, 56 anos, sentiu-se mal e foi encaminhado para Hospital de Cardiologia, mas não resistiu.

Funcionário da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), Rodrigues participava da corrida, que neste ano homenageava os 95 anos do Porto de Rio Grande e teve largada às 10h na comunidade de Santa Cruz. Ainda não se sabe as causas da morte. A prova é organizada pela Associação dos Corredores de Rua do Rio Grande (Acorrg).

Usain Bolt não está satisfeito e quer ser uma lenda...


O jamaicano Usain Bolt não está satisfeito, recordista mundial e campeão olímpicodos 100m e 200 m rasos ele declarou que quer se tornar uma lenda, e que, para isso, terá que defender os seus títulos nos Jogos de 2012 em Londres.

“Para ser a lenda que eu quero ser, devo conservar meus títulos. Qualquer um pode conseguir um dia ser campeão olímpico. Mas repetir isso...”, disse Bolt ao jornal francês L’Equipe.

Bolt é o recordista mundial dos 100 m rasos com 9s58, e também dos 200m, com 19s19. E o seu objetivo é baixar ainda mais essas marcas nos próximos anos. Segundo ele, é possível correr mais rápido também nos 200m, pois disse que “relaxou” nos últimos 50 metros em Berlim.

“Seria genial correr em 9s4, e seria formidável me aposentar dizendo que terei ainda durante 50 anos o tempo mais rápido da história”, comentou o jamaicano.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

David Rudisha do Kenia e Blanka Vlasic da Croacia são os atletas do ano


David Rudisha e Blanka Vlasic foram anunciados neste domingo com os melhores atletas masculino e feminino de 2010 pelo presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo.

Rudisha, 21 anos, quebrou duas vezes o recorde mundial dos 800 m durante o ano, uma marca que permanecia há 12 anos, já Vlasic, duas vezes campeã mundial do salto em altura, venceu também as sete provas da Diamond League, e o Campeonato Europeu, disputado em Split.

Infelizmente a a brasileira Fabiana Murer, campeã mundial indoor do salto com vara, foi a 3ª mais votada entre as 10 que concorriam a um lugar entre as finalistas. No entanto, na lista das cinco finalistas, divulgada no dia 10 de novembro, não constavam os nomes da brasileira e da etíope Meseret Defar, a 2ª mais votada pela Internet.

O Departamento de Comunicação da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), em resposta a consulta da Assessoria de Imprensa da CBAt, explicou a definição das cinco finalistas ao prêmio "Melhor Atleta do Ano".
"O voto pela Internet conta 30% para a definição das finalistas. Já o voto da Família IAAF (Conselho, Comitê, Comissões etc.) conta 70%", explica Laura Arcoleo, responsável pela área de Publicações e RP da IAAF.

O presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, que representa a América do Sul no mais alto organismo do Atletismo mundial, solicitará mudança no critério de escolha para os próximos anos.

"Ou se leva devidamente em conta o voto pela Internet ou, então, é melhor evitar esta fórmula, para que não haja mal entendidos", afirma Gesta.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fabiana Murer entre as melhores do mundo em 2010


A IAAF selecionou dez atletas no masculino e no feminino para concorrerem ao Prêmio de Melhor do Ano – 2010 do Atletismo Mundial.

Na primeira votação, realizada através do site da IAAF, serão eleitos três homens e três mulheres, para a escolha final que será realizada por um júri de jornalistas do mundo todo.

A Brasileira FABIANA MURER está entre as dez mulheres escolhidas pela IAAF em 2010.

Agora, vamos ajudá-la a ficar entre as três melhores: para isto, clique no link abaixo e vote na FABIANA MURER no site da IAAF.

http://www.iaaf.org/athletes/athleteoftheyear2010/index.html



sexta-feira, 22 de outubro de 2010

TROFÉU UNIFOR DE ATLETISMO

Neste sábado, 23/10, acontece o VI Troféu Unifor de atletismo na pista da Universidade de fortaleza, com a presença de mais de 200 atletas em 44 provas das categorias adulto e universitários.



Os destaques deste ano são a presença da campeã Brasileira e Sul Americana menores, Lorayna Targino, nos 400m e da equipe da Escola Naval do Rio de Janeiro que já esta em Fortaleza treinando apra o Evento.



As provas iniciam ás 08h00 e vão até as 17h30.

SUB:4 VENCE CORRIDA DE 24 HORAS NA ESTEIRA


Atleta paraolímpico do Brasil morre após acidente de ônibus em Minas

Medalha de bronze no Mundial Paraolímpico de Atletismo de 1998, Sandro Alex Cruz Santos, de 33 anos, morreu, no último sábado, após um acidente de ônibus, em Minas Gerais. O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) decretou luto oficial de três dias.

Natural de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, Sandro retornava de Montes Claros, após disputar os Jogos do Interior de Minas Gerais. O ônibus em que viajava bateu na proteção de uma ponte e caiu no Rio Araçuaí, na MGT-451, altura do Km 169, próximo ao município de Carbonita, no Vale do Jequitinhonha. 11 pessoas morreram e 23 ficaram feridas.

- Este é um dia muito triste para o Esporte Paraolímpico Brasileiro. Eu conheci o Sandro Alex em 1998, quando fomos juntos ao Campeonato Mundial de Atletismo, na Inglaterra, no qual ele conquistou a medalha de bronze. Era uma ótima pessoa e um grande atleta. Desejamos aos seus familiares a força para seguir em frente neste momento tão difícil - disse o presidente do CPB, Andrew Parsons.

Sandro foi um dos 65 atletas que defenderam o Brasil nas Paraolimpíadas de Sidney (2000). Ele conquistou o 8º lugar nos 400m T20. Também participou do Parapan do México, em 1999. Em 1998, foi medalha de bronze nos 400m no II Campeonato Mundial de Atletismo Paraolímpico, que aconteceu em Birmingham, Inglaterra.


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

BM&FBOVESPA apresenta seu novo centro de treinamento

O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA apresentou nesta terça-feira (19/10), em São Caetano do Sul, o novo CT do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA que terá ginásio indoor, com pistas para corridas, saltos em altura, distância, triplo e com vara e arremessos, além de completa infraestrutura de atendimento aos atletas. O investimento será da ordem de R$ 10 milhões a R$ 15 milhões.

O presidente da Bolsa, Edemir Pinto, lembrou que o apoio da entidade ao atletismo começou em 1988, com o Prêmio Ouro Olímpico. "Hoje, o Clube de Atletismo faz parte do Instituto BM&FBOVESPA, que tem o esporte como uma de suas ferramentas para colaborar no desenvolvimento do Brasil", disse.

O prefeito José Auricchio, de São Caetano, observou que a cessão da área será por 20 anos, numa parceria público privada. "Daqui a 20 anos vamos ver que esse período foi de crescimento", observou o prefeito, que disse ter certeza de que o contrato será estendido. "São Caetano é uma cidade de tradição no esporte e este é o momento mais marcante nos meus seis anos de administração pela importância, concepção do projeto, de grande representatividade no momento em que o Brasil está às portas de uma Copa do Mundo e uma Olimpíada. A parceria com a BM&FBOVESPA nos dá um patamar muito elevado no esporte em termos mundiais." O secretário de Esportes de São Caetano, Mauro Chekin, disse que em São Caetano as crianças podem praticar esportes procurando um centro esportivo da Pefeitura para se inscrever.

O diretor-técnico Sérgio Coutinho Nogueira frisou que o CT Clube de Atletismo BM&FBOVESPA será usado para treinamento de atletas, mas poderá receber competições de saltos.

O Clube tem 111 atletas, dentre eles Marílson Gomes dos Santos, bicampeão da Maratona de Nova York, e Fabiana Murer, campeã mundial e da Diamond League no salto com vara. "O CT vai melhorar muito com o ginásio - este ano, se eu tivesse um ginásio coberto para treinar, teria melhorado ainda mais minha técnica. Em 2012 tem Mundial em pista coberta e vou conseguir me preprarar realmente para uma competição indoor", disse Fabiana. "Nunca teve algo assim no Brasil, para todas as modalidades. Vai facilitar muito a minha vida. É um marco histórico e quem está começando certamente terá melhores condições de estrutura, mais facilidades", completou Fabiana.

A saltadora disse que, depois que o CT estiver pronto, convidará sua companheira de treinos na Itália, a russa Yelena Isinbayeva, bicampeã mundial e olímpica e recordista mundial do salto com vara (5,06 m), para treinar no Brasil. "Acho que ela vai aceitar. Quer conhecer o Brasil."

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Campeonato Brasileiro de Mirins Interclubes


Neste domingo 17, no encerrou a primeira edição do Campeonato Brasileiro/Caixa de Mirins Interclubes, com a participação de mais de 650 atletas de 13 a 15 anos que competiram na pista do Estádio José Carlos Daudt, na Sogipa, em Porto Alegre.

Ganhador de duas medalhas de ouro - arremesso do peso e lançamento do disco -, o catarinense Felipe Leal, do Rio do Sul/FMD Metalúrgica, acabou eleito nesta prova pela comissão de técnicos como o melhor atleta da categoria masculina.

Além de Felipe Leal, Jéssica da Silva Almeida também ganhou ouro no disco e no peso e ainda ajudou o ASA/Sorriso a ganhar a medalha de prata no revezamento 4x75 m. Outro atleta que voltou para casa com três medalhas foi Vítor Hugo dos Santos, que ganhou ouro nos 250 m, prata nos 75 m e bronze no revezamento 4x75 m.

Na classificação geral por pontos, a EMFCA, do Rio de Janeiro, empatou com a Mangueira em primeiro lugar, com 89 pontos. No critério de desempate (maior número de vitórias), a EMFCA foi a campeã, seguida da Mangueira e da Silveira Sampaio, com 84 pontos.

No masculino, o campeão foi a Silveira Sampaio, com 73 pontos, seguida da EMFCA, com 55, do Carcará, com 41, do Rio do Sul/FMD Metalúrgica, com 39, e da UCS, com 38 pontos.

No feminino, a Mangueira foi a campeã, com 65 pontos. O Centro Olímpico ficou em segundo, com 62, enquanto a ASA/Sorriso garantiu surpreendentemente o terceiro lugar, com 48 pontos.

Na classificação geral por medalhas, Silveira Sampaio também foi a campeã, com 6 medalhas (3 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze), seguida do Rio do Sul/FMD Metalúrgica, com 3 (3 de ouro) e do Carcará, também com 3 (3 de ouro)

Pódio da 4ª etapa - Domingo à tarde

75 m rasos masculino
1- Renato Oliveira dos Santos Junior - EMFCA - 8.86
2- Vitor Hugo Silva Mourão dos Santos - Silveira Sampaio - 8.87
3- João Henrique dos Santos Santini - UCS - 9.05

75 m rasos feminino
1- Julia Henkel Schwan - Instituto Evangélico de Novo Hamburgo - 9.84
2- Evelyn Oliveira de Paula - Fluminense - 9.92
3- Vitoria Cristina Silva Rosa - EMFCA - 9.94

300 m com barreiras masculino
1- Rafael Pereira de Souza Mello - Vasco da Gama - 40.46
2- Diego Francisco Cardoso Soares - Atletismo Campeão - 40.76
3- Juciam Rafael Alcantara Pereira - ADEBLU - 40.90

300 m com barreiras feminino
1- Eliza Vilas Boas Barros - Londrina/CAIXA - 46.62
2- Tainá dos Santos Pantoja - Mangueira - 46.99
3- Camila Zamboni - UCS - 47.37

Lançamento do peso masculino
1- Felipe Leal - Rio do Sul/FMD Metalúrgica - 55.13
2- Valdivino Vinicios Nunes do Santos - Atletismo Jaboticabal - 46.88
3- Douglas Mendes dos Santos - ASA/Sertãozinho - 45.87

250 m rasos masculino
1- Vitor Hugo Silva Mourão dos Santos - Silveira Sampaio - 29.84
2- Lucas Vinicius Marim Pedro - SESI-SP - 30.17
3- Ewerton Orichuela Alvarenga - ACORP/CG - 30.42

250 m rasos feminino
1- Tabata Vitorino de Carvalho - A.A.MARINGÁ - 32.94
2- Bruna Luiza Dannebrock - AAVA - 34.16
3- Raikeylane Lopes da Silva - ASA/Sorriso - 34.73

Heptatlo feminino*
1- Evelyn Tirado Padilha - SOGIPA - 3.505 pontos
2- Nina Santoro Francisquini Policarpo - Vasco da Gama - 3.441
3- Bianka Paulon Gomes de Sá - Centro Olímpico - 3.385
* Anna Victória Wickzén Rojas - Paraguai - 3.658

1.000 m com obstáculos masculino
1- Wellerson Falcão Vivi - Londrina/CAIXA -2.49.75
2- Eduardo Bittencourt - SOGIPA - 2.50.22
3- Weverton Fidelis - FECAM - 2.51.58

1.000 m com obstáculos feminino
1- Tassiane Alves dos Santos - SESI/SP - 3.18.81
2- Thayna Silva de Melo - Mangueira - 3.24.68
3- Monica Mendez - Medianeira - 3.28.82

Salto em distância masculino
1- Robert Sant´Ana do Carmo Ferreira - Silveira Sampaio - 6,36 m
2- Felipe Duarte Pereira - UCS - 6,31 m
3- Victor Masteguim e Costa - SESI/FUTEL - 6,21 m

Salto em altura masculino
1- Gabriel Oliveira Constantino - Mangueira - 1,90 m
2- Lucas Lima da Silva - AMAM - 1,82 m
3- Ednan Cardoso de Sousa - Voluntários de Juazeiro - 1,79 m

Lançamento do disco feminino
1- Jéssica da Silva Almeida - ASA/Sorriso - 36.70 m
2- Karoline Tavares Zorawski - FECAM - 36,33 m
3- Karine de Marchi Almeida - Medianeira - 35,77 m

Revezamento 4x75 m feminino
1- Parceiros do Esporte- 38.17
2- ASA/Sorriso - 38.33
3- Centro Olímpico - 38.35

Revezamento 4x75 m masculino
1- EMFCA - 33.64
2- Parceiros de Esporte - 34.31
3- Silveira Sampaio - 34.43

O Campeonato Brasileiro/Caixa Interclubes de Mirins foi uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo e da Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, e apoio da Sogipa.


MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DA COMPETIÇÃO, NO LINK ABAIXO:
http://www.cbat.org.br/competicoes/brasileiro_mirim_inter/default.asp

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Campeonato Sul-Americano de Menores começa neste sábado no Chile


O 20º Campeonato Sul-Americano de Menores, que será realizado nestes sábado e domingo, no Estádio Nacional de Santiago do Chile.

O Brasil viaja como favorito e comalgumas estrelas da comeptição, como Caio dos Santos (CEE-SP/Brasil FC/Fupes), medalhista de ouro no salto em distância e no revezamento medley nos Jogos Olímpicos da Juventude, disputado em agosto, em Cingapura.

"No Chile, o Caio fará os 100m e o medley", disse sua treinadora, Tânia Moura.

Outro favorito é Thiago Braz (BM&FBovespa), recordista brasileiro da categoria (5,05m) no salto com vara e medalhista de prata nos Jogos de Cingapura.

"Não sinto essa pressão de bater um novo recorde. As marcas melhorarão ao longo do tempo. Penso em recordes para 2016, não para agora", comentou o atleta de 16 anos.

Entre os Cearenses temos a atleta do Centro Nacional de Treimanto de Atletismo, CNTA Caixa - Unifor , Lorayna Targino Lima nos 400m e revezamento medley e o Marchador Weverson Lima, da equipe da Sobef.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Atletismo Paraolimpico: CPB anuncia os convocados para o Mundial

O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta quarta-feira os nomes dos 24 atletas que representarão o Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo, em Christchurch, na Nova Zelândia, de 21 a 30 de janeiro de 2011. A meta brasileira é repetir o resultado das Paraolimpíadas de Pequim 2008, quando ficou entre os dez melhores do mundo.

Entre as maiores esperanças de medalhas estão Lucas Prado, dono de três ouros paraolímpicos e outros três mundiais; a campeã paraolímpica e mundial Terezinha Guilhermino; Jonathan Santos, seis vezes recordista mundial apenas este ano; Odair dos Santos, medalhista paraolímpico e mundial; e Shirlene Coelho, recordista mundial e medalhista paraolímpica.

Além disso, há novas promessas que podem surpreender, como os brasilienses Thiago Barbosa e Paulo Flaviano.

O coordenador de atletismo do CPB, Ciro Winckler, explica que este Mundial deve ser diferente de Pequim, quando Lucas e Terezinha conquistaram as quatro medalhas douradas do país.

“A preparação da equipe nos mostra que teremos uma maior distribuição nas medalhas”, garante Winckler.

Para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, a seleção brasileira se reunirá em novembro em São Caetano do Sul (SP) para mais uma semana de treinamento e viajará para a Nova Zelândia quinze dias antes do início do Mundial, para a aclimatação.

> Convocados:

ADRIA ROCHA SANTOS - T11
ALAN FONTELES CARDOSO DE OLIVEIRA - T43
ANA TÉRCIA VENÂNCIO - T12
ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA - T44/F44
ANTÔNIO DELFINO DE SOUZA - T46
ARIOSVALDO FERNANDES DA SILVA - T53
CARLOS JOSÉ BARTO DA SILVA - T11
DANIEL MENDES DA SILVA - T11
EDSON CAVALCANTE PINHEIRO - T38
EMICARLO ELIAS DE SOUZA - T46
JENIFER MARTINS DOS SANTOS - T38
JERUSA GEBER DOS SANTOS - T11
JOÃO LUÍS DOS SANTOS - F46
JONATHAN DE SOUZA SANTOS - F40
LUCAS PRADO - T11
ODAIR FERREIRA DOS SANTOS - T12
OZIVAM DOS SANTOS BONFIM - T46
PAULO DOUGLAS MOREIRA DE SOUZA - F36
PAULO FLAVIANO PEREIRA - T38
SHEILA FINDER - T46
SHIRLENE SANTOS COELHO - F37
TEREZINHA APARECIDA GUILHERMINA - T11
THIAGO BARBOSA DE SOUSA - T54
YOHANSSON DO NASCIMENTO FERREIRA - T45

terça-feira, 5 de outubro de 2010

CBAt CONVOCA PARA MUNDIAL DE MEIA MARATONA E IBERO-AMERICANO DE MARATONA

Do site da CBAt

O Brasil terá 5 representantes nos Campeonatos Ibero-Americanos de Maratona - três na categoria masculina e dois na feminina - que serão disputados neste domingo 10, na cidade de Buenos Aires, na Argentina.

A equipe brasileira é formada por Marcos Alexandre Elias, o brasileiro mais bem colocado na Maratona de São Paulo de 2010, Adriano Bastos, sete vezes campeão da Maratona Disney e Brasileiro mais bem colocado na Maratona Caixa do Rio de Janeiro de 2010 e Claudir Rodrigues, ganhador das Maratonas de Porto Alegre, Santa Catarina e de São Paulo.

No feminino, Sirlene Sousa de Pinho, medalha de bronze na maratona do Pan-Americano do Rio de Janeiro, e Rosangela Raimunda Pereira Faria, campeã no ano passado do Desafio da Mata Atlântica, formam o grupo.


MUNDIAL DE MEIA MARATONA

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou também os representantes do País no Campeonato Mundial de Meia Maratona, que será disputado no dia 16 de outubro, na cidade de Nanning, na China. O Brasil terá seis atletas na prova de 21.095 metros - três homens e três mulheres.

Damião Ancelmo de Souza, líder do ranking brasileiro de meia maratona, com 1:03.57, comporá a equipe com Giomar Pereira da Silva, tricampeão do Ranking CAIXA/CBAt de Corredores de Rua e vencedor da Meia Maratona de São Paulo de 2010 e Giovani dos Santos, terceiro no ranking brasileiro de meia maratona, com 1:04.31.

No feminino, Adriana Aparecida da Silva, que dia 28 de setembro conseguiu a quinta melhor marca brasileira da história, em Berlim, com 2:32.30, Fabiana Cristine da Silva, especialista em 5.000 e 10.000 m e Sueli Pereira da Silva, uma das principais fundistas do País, foram chamadas.

CBAt CRIA ASSOCIAÇÃO PARA ATLETAS OLÍMPICOS

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Roberto Gesta de Melo, anunciou nesta semana a criação da Associação dos Atletas Olímpicos do Atletismo, que visa relembrar a história dos atletas da modalidade que já defenderam o Brasil nos Jogos Olímpicos.

"O objetivo é resgatar aqueles que muito fizeram para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos, principalmente os que atuaram no passado, sem qualquer tipo de apoio. Eles nos ajudarão a mostrar a história do atletismo e do Olimpismo no Brasil", comentou o dirigente.

Gesta afirmou ainda que os próprios atletas terão a missão de tocar o projeto pra frente.

"A CBAt vai dar apoio à reunião dos atletas e na fundação da entidade. No entanto, os próprios atletas serão os responsáveis pela Associação, que deverá ter vida independente", explicou.

No total, o atletismo do Brasil possui 214 atletas que já defenderam o país no atletismo dos Jogos Olímpicos.

Primeiro homem branco a correr 100m abaixo de 10seg é eleito Atleta Europeu do ano


O francês Christophe Lemaitre, triplo campeão da Europa nos campeonatos de Barcelona (100, 200 e 4x100 metros), foi eleito atleta europeu do ano pela Federação Europeia de Atletismo (EAA).

Eleição, sem surpresa, uma vez que Lemaitre, de apenas 20 anos, tornou-se em Julho passado o primeiro atleta branco a correr os 100 metros abaixo dos 10 segundos (fez 9,98 segundos nos campeonatos do seu país).

Fez ainda história ao ser o primeiro a conquistar três medalhas de ouro num único Campeonato da Europa, vencendo os 100, os 200 e os 4x100 metros.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cearenses foram convocados para o Sul-Americano de Atletismo para Menores


Três atletas cearenses foram convocados para o Sul-Americano para Menores, que acontecerá no Chile, em outubro, Lorayna Targino Lima (400m e revezamento Medley) , Francisco Weverson de Lima Pereira (Marcha) e Josué Lima Costa (Altura)


Lorayna de 16 anos é a mais nova do grupo, é atleta do Centro Nacionald e Treinamento de Atletismo CNTA - Caixa \ Unifor é treinada pela Prof. Sonia Ficagna e surpreendeu suas adversárias no Brasileiro, fazendo uma prova perfeita e vencendo com o novo recorde Cearense adulto, juvenil e menores, 56s88, além de garantir uma vaga no fortissimo revezamento brasileiro, campeão e recordista sul americano da prova.


Weverson Lima ele treina coma Prof. Conceição na equipe da Sobef, e foi campeão brasileiro nos 10km da marcha atlética , com tempo de 52s20, é o Marchador Cearense.

Josué Lima Costa, tem 17 anos, e foi medalha de prata no Brasileiro co 2m05, mas este ano ele já saltou 2m10 na seletiva escolar e foi campeão mundial escolar na França com 2m08, ele treina com o técnico Jaques Guimarães em Russas.



Pista da Marinha no Rio é inaugurada e será sede do Troféu Brasil de Atletismo em 2011


De: http://www.cbat.org.br/noticias/noticia.asp?news=4215


Aconteceu nesta sexta-feira 24 a inauguração da pista do CEFAN - Centro de Educação Física Adalberto Nunes, no Rio de Janeiro, a pista receberá certificação de Nível 2 da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e poderá receber competições internacionais.



Na solenidade, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Roberto Gesta de Melo, e o comandante do CEFAN, almirante Fernando Cesar da Silva Motta, assinaram o convênio para a instalação do "Centro Nacional de Treinamento de Atletismo" CNT CAIXA CEFAN/MB, para as corridas de velocidade e barreiras, provas combinadas e arremesso do peso.




Gesta anunciou que "o Troféu Brasil/Caixa de Atletismo de 2011 deverá ser disputada na nova pista" e completou: "Posso dizer que as instalações do CEFAN, tanto a pista como o Centro de Reabilitação e Performance, são de primeira linha. Os atletas do Rio e dos demais Estados do Brasil, e mesmo de outros países, serão beneficiados.



Em nome da Marinha falou o comandante geral do corpo de fuzileiros navais, almirante Alvaro Augusto Dias Monteiro. "A Marinha está com cerca de 200 atletas de alto nível, que defenderão o Brasil nos Jogos Mundiais Militares de 2011 (no Rio). Mas queremos continuar com a equipe depois disso também", afirmou o comandante.



Prestigiaram o evento, entre outros atletas do passado e da atualidade, Aída dos Santos, 4ª colocada no salto em altura nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964 os medalhistas olímpicos Robson Caetano da Silva e Arnaldo de Oliveira o campeão do revezamento 4x100 m na Copa do Mundo, Nelson Rocha o campeão pan-americano do decatlo, Pedro Ferreira da Silva Filho a campeã dos 400 m com barreiras no Troféu Brasil 2010, Ana Paula Pereira.

Comitê Olímpico Brasileiro anuncia sedes das Olimpíadas Escolares e Universitárias de 2011 e 2012

Após um processo semelhante ao do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Olímpicos - com direito a Seminário para as cidades candidatas, caderno de encargos, além de visitas e reuniões in loco - o COB anunciou nesta sexta-feira, dia 24, as cidades que receberão as maiores competições estudantis do Brasil nos próximos anos.
Em 2011, João Pessoa (PB) será sede das Olimpíadas Escolares para atletas de 12 a 14 anos; Joinville (SC) recebe a edição das Escolares para atletas de 15 a 17 anos; e Campinas organiza as Olimpíadas Universitárias - JUBs. Para o ano de 2012, Poços de Caldas (MG) recebe as Olimpíadas Escolares para atletas de 12 a 14 anos; Londrina (PR) será sede das Escolares para atletas entre 15 e 17 anos; e Foz do Iguaçu (PR) sedia as Olimpíadas Universitárias - JUBs.
"Tanto as Olimpíadas Escolares quanto as Universitárias estão consolidadas no calendário esportivo nacional. Por isso o grande interesse de diversas cidades em receber esses eventos", disse o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman. "Com a realização das Olimpíadas Estudantis estamos movimentando a juventude brasileira através da prática esportiva e revelando valores para o esporte de alto rendimento do país", concluiu Nuzman.As Olimpíadas Escolares e Universitárias são os maiores eventos esportivos envolvendo estudantes do Brasil.
Como classificatória para a etapa para atletas de 12 e 14 anos das Olimpíadas Escolares, encerrada na semana passada em Fortaleza, mais de 1 milhão de jovens participaram das fases regionais. Em Fortaleza, mais de 3.500 atletas disputaram medalhas e tiveram contato com os valores do olimpismo através de atividades culturais, educativas, palestras de atletas olímpicos, entre outras ações.
Desta forma, o processo seletivo das cidades-sedes seguiu moldes semelhantes ao do COI na seleção das sedes olímpicas. Em abril de 2010, o COB organizou um seminário para as cidades interessadas, onde foi distribuído Caderno de Encargos das Olimpíadas Escolares, descrevendo as condições necessárias para um estado ou cidade candidatar-se para sediar o evento, entre normas, regras, prazos e procedimentos de inscrição e participação no processo. Por fim, uma comissão de inspeção visitou a todas as cidades interessadas. Nas visitas, foram realizadas várias reuniões com todas as áreas de interesse, além de inspeções aos locais de competição e hotéis oferecidos.
"O processo seletivo das sedes obedeceu aos mesmos padrões de excelência observados na organização dos eventos. Tivemos a preocupação de orientar as cidades candidatas da melhor forma possível. Todas as cidades selecionadas têm condições de realizar as melhores edições das Olimpíadas Escolares e Universitárias até agora", afirmou o gerente de Iniciação, Desenvolvimento e Fomento do COB, Edgar Hubner, diretor geral das Olimpíadas Escolares e Universitárias.
O segundo ciclo das Olimpíadas Escolares, iniciado em 2009, mantém os objetivos de promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no país. O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas (de 12 a 14, e de 15 a 17 anos) -, atualmente com 11 modalidades (Atletismo, Ciclismo, Judô, Ginástica Rítmica, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol) na etapa de 12 a 14 anos; e 12 modalidades (incluindo o taekwondo) na de 15 a 17. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.
As Olimpíadas Universitárias JUBs, realizadas através de uma etapa única, envolvem 8 modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez.As Olimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com organização do COB e direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas envolvidas. As Olimpíadas Universitárias JUBs tem ainda a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Criada a Comissão Brasileira de Arbitragem


do site da CBAt

Em reunião de representantes da CBAt com diretores de arbitragem de 17 federações estaduais realizada em São Paulo nesta segunda-feira, um dia após o término do Troféu Brasil - Caixa de Atletismo 2010, foi constituída a Comissão Brasileira de Arbitragem de Atletismo (Cobrat).

A ideia da formação de uma entidade nacional de árbitros foi lançada pelo presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, durante a última Assembleia Geral da entidade."Já temos o Conselho Técnico (formado por treinadores) e a Comissão de Atletas, e um segmento importante como o de árbitros também deve ter seu canal de manifestação", justificou o dirigente, em mensagem aprovada pela Assembleia.


Na reunião de São Paulo foram escolhidos os árbitros que comandarão a Comissão até o 1º trimestre de 2013, quando serão renovados os poderes da CBAt. Os nomes indicados foram Manoel Trajano Dantas Neto e Nilton Cesar Ferst, pela CBAt, enquanto que o plenário escolheu mais três integrantes: Marcio José Bodziak (PR), Allan Medeiros Pinheiro (RN) e Henrique Niekraszewicz (RS).

Marcio José Bodziak, experiente árbitro de área do quadro d Confederação, foi eleito o primeiro presidente do organismo.

"Foi mais um grande passo do CBAt, que já conta com alto nível de organização nos eventos nacionais e que, com a COBRAT, fará avançar o padrão de arbitragem para as competições em todos os Estados do País", sintetizou o superintendente técnico Martinho Santos.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ATLETISMO: TROFÉU BRASIL INICIA EM SÃO PAULO

O 29ª Troféu Brasil contará com mais de 900 atletas inscritos e 104 equipes de todo o país. Além deles, 30 convidados internacionais deverão participar da competição.

Fabiana Murer. Campeã do Mundial Indoor de Doha e a Diamond League será o grande destaque, a saltadora volta a saltar no Brasil e espera encontrar a família e amigos na arquibancada do Centro Olímpico, a campeã Olímpica Maurren Maggi, que, na inauguração da pista do Centro Olímpico sofreu uma lesão, está confirmada e vai enfrentar, no salto em distância, a medalha de bronze no mundial indoor, Keila Costa, que também treina com Nélio Costa, nos saltos a grande ausência será Jadel Gregório, o saltador não esta em boa forma e só deverá voltar às competições no ano que vem.

Neste Troféu Brasil devem brilhar ainda algumas das promessas do atletismo brasileiro que se destacaram em 2010, como m promessas do atletismo brasileiro que brilharam neste ano como a cearense Ana Cláudia Lemos que estabeleceu o novo recorde sul-americano dos 100m, com o tempo de 11s15, Caio dos Santos campeão do salto em distância nos Jogos Olímpicos da Juventude neste ano e Thiago Braz, medalha de prata no salto com vara.

Atletismo: Usain Bolt quer fazer 100 m em 9,40 segundos

Detentor da melhor marca mundial na distância, com 9,58 segundos, o velocista jamaicano Usain Bolt revelou estar decidido a melhorar o recorde mundial dos 100 metros, apontando como objectivo os 9,4 segundos.

Essa marca (9,40s) não poderia ser batida. Mas não é uma obsessão, pois o recorde do mundo já me pertence», afirmou Usain Bolt.


De resto, o velocista também assumiu a ansiedade em participar nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, uma vez que "há muito jamaicanos nessa cidade e vai ser diferente".
"Vai ser um momento forte na minha carreira", sentenciou o atleta
jamaicano.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Troféu Brasil Caixa de Atletismo tem programa-horário revisado

Da CBAt Manaus -
Já está disponível no site do Troféu Brasil Caixa, acesso pela HOME do site da CBAt, http://www.cbat.org.br/competicoes/trofeu_brasil/default.asp , o programa-horário da competição revisado após o fechamento das inscrições de clubes. Algumas provas de qualificação e eliminatórias foram eliminadas em função da quantidade de atletas inscritos nas provas.

Mais de 100 clubes e 900 atletas no Troféu Brasil/Caixa de Atletismo 2010


De Bene Turco - Assessoria da CBAt


A Pista Adhemar Ferreira da Silva, recentemente inaugurada no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, será o palco da edição 2010 do Troféu Brasil/Caixa de Atletismo, de 15 a 19 deste mês. Principal campeonato de clubes da América Latina, o Troféu Brasil tem mais de 900 atletas inscritos por 104 equipes de todas as regiões do País. Uma das principais atrações será Fabiana Murer, campeã mundial do salto com vara e ganhadora da Diamond League, nesta temporada."Vou competir por minha família, pelos meus amigos e pelo público brasileiro", disse Fabiana, que este ano também ganhou o GP Brasil/Caixa de Atletismo, no Rio, e o Ibero-Americano em San Fernando. Fabiana treina com Elson Miranda de Souza, compete pela BM&FBovespa e integra o Programa Caixa de Apoio a Atletas de Alto Nível, da Confederação Brasileira de Atletismo.A pista do Centro Olímpico é sede do "Centro Nacional de Treinamento de Alto Nível" da CBAt para a área de saltos, coordenada pelo técnico nacional Nélio Moura. Entre os nomes que já usufruem das instalações do Centro estão a campeã olímpica do salto em distância, Maurren Maggi (São Paulo FC), e a medalhista do Mundial Indoor Keila Costa (Orcampi/Unimed). O Centro é resultado de parceria entre a CBAt, a Caixa Econômica Federal (patrocinadora oficial do atletismo brasileiro) e a Prefeitura de São Paulo.Além de Fabiana Murer, Maurren Maggi e Keila Costa, todos os principais atletas do Brasil estão inscritos na competição. Caso da nova recordista sul-americana dos 100 m, Ana Claudia Lemos Silva (BM&FBovespa), que no último sábado, na mesma pista, fez a prova em 11.15, no 4º Torneio da FPA e melhorou em dois centésimos o recorde que pertencia a Lucimar Moura e à própria Ana Claudia. "Ela (Ana Claudia) pode fazer novamente um tempo muito bom no Troféu Brasil", disseHá, ainda mais de 30 atletas do exterior, que competem como convidados. Entre eles estão o uruguaio Andrés Silva, ganhador dos 400 m com barreiras no GP Caixa/Unifor em maio último, em Fortaleza, o australiano Kurt Jenner (salto em distância) e o paraguaio Victor Fatecha (lançamento do dardo).SITE DO EVENTO - Noticiário, Programa Horário, Recordes, Clubes campeões são páginas disponíveis. Acesso pelo link abaixo.http://www.cbat.org.br/competicoes/trofeu_brasil/default.asp

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

ATLETA DO CNTA CAIXA-UNIFOR É CAMPEÃ BRASILEIRA MENOR



Este final de semana em Uberlândia MG, a cearense LORAYNA TARGILO LIMA, de 16 anos, surpreendeu suas fortes adversárias e foi a grande Campeã Brasileira Menor (SUB 18 ) dos 400m, com a marca de 56.88.



Lorayna é treinada pela professora Sonia ficagna, e foi uma das primeiras atletas convidadas para treinar no Centro Nacional De Treinamento da CBAt - “CAIXA UNIFOR” de Fortaleza CE, ela é moradora do bairro Edson Queiroz, que fica ao lado da Unifor, e treinava na escolinha de atletismo da universidade quando o centro foi implantado em 2008, já naquela época ela foi identificada como talento e iniciou uma preparação com os treinadores do CNTA para desenvolver da suas potencialidades, visando atingir resultados internacionais.



Outra moradora do Bairro Edson Queiroz e atleta do primeiro grupo do CNTA “Caixa – UNIFOR” conquistou medalha no Brasileiro menor, foi MARIA NEIDIANE HERCULANO, no salto triplo, ela foi medalha de Bronze com a marca de 11m68, novo recorde Cearense adulto.



Ambas as atletas retornam nesta segunda feira para Fortaleza e reiniciam os treinamento visando as Olimpíadas Escolares Brasileiras que ocorreram em Goiania em dezembro.

CURSO DE ARBITRAGEM NO AMAPA É UM SUCESSO.

Encerrou neste domingo o Curso Básico de arbitragem promovido pela CBAt e Federação de Atletismo do Amapá - FAAp na cidade de Macapá, o curso teve uma grande participação de interessados no atletismo e uma característica especial, foi realizado em dois hemisférios, já que Macapa tem o marco zero do equador, dividindo o hemisfério sul do norte, e o curso utilizou espaços ao sul e norte do marco.


O curso foi ministrado pelo árbitro internacional Marco de Lazari e contou com a presença de 64 alunos, que durante 3 dias estudaram as técnicas de arbitragem e as regras do atletismo.

O curso foi um sucesso, um grupo grande de pessoas interessadas, e o alto nível de participação e aproveitamento dos alunos, mostrou que existe muita gente interessada em desenvolver o atletismo do Amapa e região.

Os alunos realizaram a prova teórica no domingo pela manhã e a tarde participaram de uma avaliação prática durante uma competição promovida pela FAAp.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CNTA CAIXA UNIFOR RECEBE 400 CRIANÇAS NO PROJETO “MINHA ESCOLA NA PISTA”



O CNTA Caixa – Unifor, de Fortaleza – CE, receberá nesta sexta e sábado cerca de 400 crianças de escolas do Ceará para o Projeto “Minha Escola na Pista”, no complexo de atletismo da UNIFOR, considerado o melhor da região Nordeste do país.

Nesta, que é a quinta edição do projeto em 2010, participarão cerca de 400 os alunos de quatro entidades, o Pólo de Convivência Jereissati da cidade de Maracanaú, do Colégio Batista de Fortaleza, e das escolas estaduais Jose Maria Pontes da Rocha e Eliezer de Freitas Guimarães da cidade de Caucaia.

Os alunos realizarão atividades lúdicas de atletismo e testes de detecção de talentos orientados pelos Técnicos do CNTA, Prof. Marco de Lazari, e os treinadores Cubanos, Leonardo Manzano e Jorge Mandan.

O projeto “Minha Escola na Pista” é realizado pelo CNTA em parceria com o curso de Educação Física da UNIFOR e, em 2010, já atendeu mais de 1000 alunos das escolas do Ceará proporcionando uma vivência entre atletas do CNTA, acadêmicos da Unifor e professores, além de realizar uma busca de talentos para o atletismo nas escolas do Ceará.

PORTO ALEGRE SEDIA O CAMPEONATO MUNDIAL MASTER\2013

A capital gaúcha é a primeira cidade da América Latina a sediar o evento, que foi realizado pela última vez na Finlândia, e em 2011 será nos Estados Unidos.

“Porto Alegre deverá receber cerca de 20mil pessoas, entre atletas, staff da competição e público”, avaliou a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.
O evento acontece de 24 de julho a 4 de agostode 2013 com investimento previsto de R$ 2,5 milhões com estimativa que os resultados financeiros cheguem a R$ 129 milhões.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pernambuco venceu o Troféu Norte-Nordeste/Caixa de Atletismo 2010


Pernambuco venceu a edição 2010 do Troféu Norte-Nordeste/Caixa de Atletismo, encerrado na manhã deste domingo (22), no Recife (PE). A seleção anfitriã ficou com o título na classificação geral, com o total de 531 pontos, contra 451 da equipe potiguar.
Pernambuco venceu também no torneio feminino, enquanto que no masculino o 1º lugar foi do Rio Grande do Norte. O Pará manteve-se na posição que ocupou já na rodada inicial, na sexta-feira: terminou em 3º, com 221 pontos, no geral.
Foram eleitos os melhores atletas da competição Pedro Muniz da Costa (PE), no masculino, e Fernanda Araújo da Silva (PI), no feminino. Pedro Muniz, que completará 20 anos em outubro, ficou com o título no lançamento do martelo, com 58,58 m. Fernanda Araújo, de 24 anos, que já havia ganhado os 100 m, foi à campeã também dos 200 m, com 24.43.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Pernambuco 531 pontos
2º Rio Grande do Norte 451
3º Pará 221
4º Alagoas 210
5º Piauí 160
6º Bahia 118
7º Ceará 109
8º Paraíba 100
9º Sergipe 42
10º Acre 6
Resultados no site : http://www.cbat.org.br/competicoes/nortenordeste/default.asp

Queniano David Rudisha quebra recorde mundial dos 800 m em Berlim


Queniano David Rudisha quebra recorde mundial dos 800 m em Berlim
http://www.cbat.org.br/noticias/noticia.asp?news=4153

O queniano David Lekuta Rudisha estabeleceu novo recordista mundial nos 800 m, no Meeting de Berlim, ontem (22), ao fazer a prova com o tempo de 1:41.09. Assim, ele superou em dois centésimos o recorde anterior do também queniano (naturalizado dinamarquês) Wilson Kipketer, que tinha 1:41.11, marca feita em 13 de agosto de 1997, em Colônia.
Na história dos 800 m, apenas outros dois meio-fundistas correram abaixo de 1:42.00: o britânico Sebastian Coe, com 1:41.73, em 10 de junho de 1981, recorde mundial antes de Kipketer, em Florença, e o brasileiro Joaquim Cruz, que fez 1:41.77, em 26 de agosto de 1984, em Colônia.
Joaquim, que integra o Programa Caixa Herois Olímpicos da CBAt, ganhara a medalha de ouro olímpica em Los Angeles, pouco antes de fazer sua marca em Colônia. Ele ainda correu outras cinco vezes abaixo de 1:43.00, marca que fez em Los Angeles e que foi, por 12 anos, recorde olímpico.
O Brasil ainda tem dois corredores com marcas abaixo de 1:44.00 (Zequinha Barbosa e Agberto Guimarães) e outros três, com tempos melhores que 1:45.00 (Fabiano Peçanha, Kléberson Davide e Osmar Barbosa dos Santos).

Atletismo ganha mais duas medalhas para o Brasil em Cingapura

Atletismo ganha mais duas medalhas para o Brasil em Cingapura
http://www.cbat.org.br/noticias/noticia.asp?news=4151

O atletismo deu mais duas medalhas para o Brasil da 1ª edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Cingapura.: ouro com Caio Cézar Fernandes dos Santos no revezamento medley (ele já havia conquistado o ouro no salto em distância) e prata com Thiago Braz da Silva, no salto com vara.
Thiago Braz, que fará 17 anos em dezembro, marcou 5,05 m, igualou seu recorde pessoal e fez a mesma marca do campeão, o espanhol Didac Salas. Ambos passaram a marca de 5,05 m na segunda tentativa.
Caio Cézar (ouro no salto em distância com 7,69 m) abriu a disputa do revezamento medley, última prova do programa de atletismo para a equipe das Américas. Ele correu 100 m e a equipe foi completada por Odane Skeen (Jamaica, 200 m), Najee Glass (Estados Unidos, 300 m) e Lugulin Santos (República Dominicana, 400 m). Eles marcaram 1:51.38 e deixaram na 2ª posição a equipe da Europa, que fez 1:52.11.
Outros três brasileiros disputaram as finais no último dia do evento. No triplo, Paulo Sérgio dos Santos Oliveira ficou em 5º lugar com 15,63 m (recorde pessoal). O ganhador do ouro foi o cubano Radame Sanchez, com 16,37 m.
Nos 2.000 m com obstáculos, July Ferreira ficou também em 5º, com 6:56.00 (recorde pessoal). A campeã foi a queniana Virginia Nyangura, com 6:29.97. Nos 400 m com barreiras, Natânia Habzreiter foi a 8ª, com 1:02.44, e o ouro foi para a francesa Aurelie Chaboudez, que fez 58.41.
Na opinião do treinador-chefe José Haroldo Loureiro Gomes "Arataca", "os resultados foram bons, porque os atletas tiveram os meios de preparação adequados. O Élson (técnico de Thiago) e o Nélio Moura (treinador de Caio, junto com Tânia Moura) planejaram os treinamentos e a CBAt deu os meios: materiais, passagens para o exterior, hospedagem, ajuda de custo, campings em Fortaleza, Madri e Fórmia".
O presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, fez a premiação do salto com vara, junto com o recordista mundial da prova, o ucraniano Sergei Bubka. Gesta lembrou que o atletismo manteve sua tradição: "Nove dos nossos 15 atletas foram à fase final em suas provas, ou seja, 60 % dos participantes chegaram entre os melhores do mundo. Foram ganhas três medalhas, foram disputadas 10 finais e foram estabelecidos sete recordes pessoais", explicou o dirigente.
Nélio Moura, treinador de Caio Cézar e da campeã olímpica Maurren Maggi completa: "Os bons resultados do Brasil em Cingapura e em outras grandes competições mostram que, além da dedicação do atleta e do conhecimento do técnico, é preciso apoio, como o oferecido pela CBAt, com o Programa de Jovens Talentos", afirmou.

Caio Cesar é ouro no salto em distância nos Jogos Olímpicos da Juventude


Caio Cesar é ouro no salto em distância nos Jogos Olímpicos da Juventude
http://www.cbat.org.br/noticias/noticia.asp?news=4148


Caio Cézar Fernandes dos Santos tornou-se o primeiro nome de toda a delegação nacional a ganhar uma medalha, nos Jogos Olímpicos da Juventude 2010, no Bishan Stadium.
E ele ganhou logo a medalha de ouro. Para isso, teve que ser guerreiro, na opinião de sua treinadora, Tânia Moura. Ela explica: "O Caio errou os dois primeiros saltos, no terceiro saltou 7,58 m e assumiu a liderança. No entanto, na última rodada foi ultrapassado pelo japonês (Sho Matsubara), que fez 7,65 m. Mas aí ele foi para o último salto da prova e fez 7,69 m. Competiu como sempre faz, como gente grande", explicou Tânia. (Matsubara garantiu a medalha de prata e o bronze foi para o sul-africano Rudolph Pienaar, com 7,53 m.)
O treinador-chefe da equipe de atletismo, José Haroldo Loureiro Gomes "Arataca" lembrou que a Confederação Brasileira de Atletismo deu suporte a todos os atletas, para que pudessem chegar bem em Cingapura. "Fizemos camping no Brasil (em Fortaleza e em Uberlândia), e alguns atletas, quando os treinadores pediram, foram treinar no exterior. A pedido do Nélio Moura e da Tânia, por exemplo, o Caio pode treinar 60 dias na Espanha, com os custos bancados pela CBAt, da mesma forma que o Thiago (Thiago Braz, que disputará a final do salto com vara, que também treinou na Europa)", disse Arataca.
"O presidente Gesta (Roberto Gesta de Melo, presidente da CBAt) estava muito feliz no Estádio, até porque faz exatamente dois anos que a Maurren ganhou ouro o ouro olímpico, também no salto em distância, nos Jogos de Pequim", completou o técnico.
Gesta estava muito feliz com os resultados brasileiros em Cingapura: "Tivemos 15 atletas qualificados para esta primeira edição dos Jogos da Juventude. E no total vamos disputar 10 finais, ou seja, dois terços da equipe foram à fase final. E das quatro finais já realizadas, além do ouro do Caio, os outros três estabeleceram recordes pessoais. O Leandro (Pitarelli) nos 400 m e a Jéssica (dos reis) igualou sua marca nos 100 m", disse."E hoje também o Joseilton (Cunha) bateu seu recorde nos 1.000 m", concluiu o dirigente. Joseilton ficou em 5º lugar nos 1.000 m, com 2:24.14, também seu recorde pessoal. O título da prova foi para o etíope Mohammed Geleto, com 2:19.54.

Fabiana Murer é campeã da Diamond League na Suíça

Fabiana Murer é campeã da Diamond League na Suíça
http://www.clicrbs.com.br/esportes/sc/noticias/,3011058,Fabiana-Murer-e-campea-da-Diamond-League-na-Suica.html

A brasileira Fabiana Murer soube aproveitar o recesso da russa Yelena Isinbayeva. A atleta do salto com vara conquistou, nesta quinta-feira, o título da Diamond League, principal série da Associação das Federações Internacionais de Atletismo (Iaaf). No Weltklasse Zürich, em Zurique, Fabiana saltou 4m81cm, abaixo de sua melhor marca no ano (4m85cm), mas suficiente para deixar as rivais para trás e ficar com o título.
A brasileira ainda tentou saltar em 4m90cm, para derrubar a americana Jennifer Suhr da liderança do ranking. Não deu, mas não fez diferença: o ouro já estava garantido. As informações são do GloboEsporte.com.
Fabiana Murer, assim, conquistou um feito inédito para as mulheres brasileiras e igualou a façanha que apenas três atletas do país haviam conseguido. Antes dela, Zequinha Barbosa (800m), em 1986, Robson Caetano (200m), em 1989, e Claudinei Quirino (200m), em 1999, trouxeram o título para o país.
A brasileira terminou a competição com 23 pontos. A russa Svetlana Feofonova foi a vice-campeã, com 14, enquanto a alemã Silke Spielburg ficou em terceiro lugar, com 11.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Etapa de Fortaleza das Olimpíadas Escolares terá recorde de participantes

http://www.cob.org.br/noticias/noticias_interna.asp?id=15657

Crédito: Gaspar Nobrega - 10.08.2010 :: 12h54
A próxima edição das Olimpíadas Escolares para atletas de 12 a 14 anos será realizada em Fortaleza (CE), entre os dias 10 e 19 de setembro, mas os recordes da maior competição estudantil brasileira já estão sendo batidos. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) encerrou as inscrições para a competição, chegando a um total de 4.757 inscritos, sendo 3.959 atletas, mais técnicos e oficiais. Este é o novo recorde de inscritos do evento. O recorde anterior era da etapa de Londrina/Maringa, para atletas de 15 a 17 anos, no ano passado, com 4.071 inscritos.Em Fortaleza, as Olimpíadas Escolares serão disputadas por 28 delegações, sendo uma para cada um dos 26 estados brasileiros, mais uma equipe do Distrito Federal e outra da cidade sede. Esta é a primeira vez que a competição terá 100% de participação. "Esses números evidenciam a força e a importância que o esporte estudantil brasileiro vem obtendo desde a criação das Olimpíadas Estudantis. Para o COB, é motivo de orgulho comprovarmos a evolução dos eventos e a cada vez maior participação dos estados e das regiões do Brasil na propagação da prática esportiva nas escolas", afirma Edgar Hubner, gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do COB, e diretor geral das Olimpíadas Escolares e das Olimpíadas Universitárias.Fortaleza verá também o novo formato da competição, com 11 modalidades em disputa: Atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. As novas modalidades, ginástica rítmica e ciclismo, tiveram ótima adesão, mesmo no primeiro ano de disputa. Ginástica rítmica terá 22 estados inscritos, e o ciclismo 21 estados. "Antes da inclusão dessas modalidades na etapa nacional das Olimpíadas Escolares, apenas quatro estados realizavam a disputa de ginástica rítmica e três de ciclismo nas etapas estaduais. Ficamos muito satisfeitos em perceber a adesão imediata da maioria dos estados brasileiros nesta nova fase das Olimpíadas Escolares", disse Edgar Hubner.As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio do Governo do Ceará.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O Americano,ex-campeão mundial dos 400 metros, Antonio Pettigrew , foi encontrado morto nesta terça-feira

Atletismo - O corredor Americano e ex-campeão mundial dos 400 metros Antonio Pettigrew foi encontrado morto nesta terça-feira a Universidade da Carolina do Norte, onde ele trabalhava como treinador.
Antonio Pettigrew de 42 anos, também conquistou a medalha de ouro no 4x400m em Sydney-2000, mas a equipe dos EUA perdeu a medalha depois que Pettigrew admitiu ter usado substâncias proibidas entre 1997 e 2003.
Pettigrew também entregou de forma voluntária as medalhas de ouro conquistadas nos Mundiais de 1997 e 1999 no revezamento 4x400m

quinta-feira, 17 de junho de 2010

VOCÊS SABIAM.....


Surpresa na Maratona de Milwalkee Lakefront nos EUA, a Campeã da prova foi desclassificada por receber água fora dos postos oficiais e a vice também, por correr escutando música em um iPOD.
Segundo o site http://www.marathonguide.com, as maratonista Cassie Peller e Jennifer Goebel, campeã e vice da maratona de Milwalkee Lakefront Marathon em outubro de 2009, foram desclassificadas por infligirem regras básicas do atletismo, mas pouco aplicadas nas Corridas de rua.
Cassie foi punida por que recebeu água fora dos postos de água oficial da Maratona e de uma pessoa que acompanhava a prova, e também por que correu com número da prova preso no calção e não no peito.
Já a vice campeã, Jennifer Goebel, foi desclassificada por correr a prova escutando música em um iPod, as duas situações estão previstas nas regras do atletismo e estavam no regulamento da prova, no final da confusão, surpresa e feliz estava Corina Canitz que foi a vencedora com a marca de 3h04min21.
O motivo da desclassificação levou a uma discussão entre as autoridades esportivas americanas que haviam aliviado a aplicação destas normas, deixando as decisões nas mãos dos diretores das provas.
Cassie Peller, a campeã desclassificada, disse que estava decepcionada pois, segundo ela, "É algo que, provavelmente, metade das pessoas na corrida fez."
Já a vice campeã, Jennifer Goebel, disse que "Achava que não tinha lido com atenção suficiente o regulamento" e admitiu que todos os atletas deveriam conhecer as regras, Kris Hinrichs, diretor da prova, foi enfático, disse que as atletas competiam em um nível de elite no atletismo e que "Elas deveriam saber quais eram as regras."
Esse é um aviso importante para o pessoal que costuma esquecer as regras básicas do atletismo, achando que nas corridas de rua não vão acontecer desclassificações e que certas normas serão aliviadas, na década de 80 tivemos um incidente parecido, quando o campeão da maratona do Rio, Eloy Scheleder, quase foi desclassificado por recortar o seu número de competição,.
Então, cuidado pessoal, essas regras continuam em vigor e podem, e devem, ser aplicadas a qualquer momento.
leia mais em:

quarta-feira, 2 de junho de 2010



Fortaleza recebe nos dias 04 a 06 de junho de 2010 o TROFÉU NORTE-NORDESTE CAIXA DE ATLETISMO DE JUVENIS.

Realizado no melhor complexo esportivo de atletismo do nordeste , a pista da Unifor em Fortaleza - CE, a competição reunirá cerca de 300 atletas dos estados do Norte Nordeste com algumas da estrelas juvenis do atletismo nacional que vão competir em busca do título de melhor atleta juvenil do Norte Nordeste e de classificação para os campeonatos Brasileiros.
As competições começam na sexta dia 04 ás 15h00, dia 05 iniciam ás 08h00 até 19h45 e dia 06 de 7h30 ás 11h00.

Maires informações e programa horário no site:
www.cbat.org.br/competicoes/nortenordeste_juvenil/

3º DESAFIO DE ATLETISMO DA FACULDADE CATÓLICA




Foi um sucesso a 3º edição do DESAFIO DA CATÓLICA DE ATLETISMO foi realizado neste sábado dia 28 de maio na Faculdade Católica do Ceará, com a presença de 200 crianças das categorias pré mirim e mirim.

Em uma competição bem organizada, com uma premiação maravilhosa, do tipo "Nunca na história deste país", com cesta básica de alimentos e uma mochila com camiseta e calção para todos que subiram no pódio, além de lanche com suco, sanduíche e salada de frutas para todos os participantes.

Já acompanhei muitas competições para crianças pelo Brasil todo, e realmente fiquei feliz por presenciar algo diferenciado em termos de competição, um evento que serve de exemplo, tanto aqui no nordeste como até mesmo a nível nacional.

E esta competição tem um outro aspecto muito interessante, ela faz parte de uma disciplina do curso de educação física da Faculdade Católica, ministrada pela professora, técnica e atleta campeoníssima Sonia Ficagna, que criou a competição como uma atividade formativa para os seus alunos, dando oportunidade deles vivenciarem a organização, desenvolvimento e execução de um evento esportivo, uma idéia criativa e inovadora que deu certo e já está fazendo diferença.
Por isso, PARABÉNS Professora Sonia, direção e alunos do curso de educação Física da Faculdade Católica, vocês foram os maiores vencedores desta competição.

Os resultados da competição também foram importantes, destaque para os atletas da Unifor, comandados pelo Professor João Neto e o Assistente Técnico Leuder, que ganharam a maioria das provas, principalmente para Daiane Rodrigues nos 60m, Maxilene da silva no salto em distância e Cynthiane Silva nos 600m.

terça-feira, 1 de junho de 2010

MARIA PAMELA CONSEGUE DUAS MEDALHAS DE PRATA NO CIRCUITO BRASIL PARAOLIMPICO


A paratleta da Unifor Pamela de Souza, de 16 anos, conquistou duas medalhas no Circuito Brasil Para Olímpico, na categoria T46, para atletas com comprometimento de membro superior,este final de semana em Fortaleza CE.



Pamela faz parte do grupo de atletas que treinan sobre minha orientação na Unifor em Fortaleza.
Pamela competiu em casa, no complexo esportivo da Unifor, e enfrentou a sua maior dura adversária, a paulista Sheila Finder, de 30 anos e atual recordista Brasileira dos 100m e salto em Distância, as duas se encontraram nos 200m e salto em distância e a paulista usou toda a sua experiência para vencer as duas provas e também os 100m da categoria.



Nos 200m Pamela liderou a prova até os metros finais quando foi ultrapassada e ficou com a medalha de prata com o tempo de 28s40, no salto em distância Sheila liderou desde o primeiro salto e venceu com 5m12, Pamela fez 4m02 na prova onde ele tem maiores dificuldades.



Pamela é uma das estrelas da nova geração do atletismo Para Olímpico nacional, com apenas 16 anos já esta em segundo do ranking brasileiro e títulos internacionais como o campeonato Para Pan Americano Juvenil e um 5º lugar no mundial, na India em 2009, além disso ela compete nas provas da Federação Cearense de atletismo, sendo campeã estadual Juvenil no revezamento 4x100m.



O circuito também foi uma boa oportunidade de encontrar a gaúchada aqui em Fortaleza, estavam aqui o velocista gaúcho André Andrade, campeão Para Olímpico, o também velocista ( e colorado dos bons) Roger Manarin, que atuou como Guia, o Ex-recordista Brasileiro do salto em altura Fabricio Romero que trabalhou muito na organização do evento junto com o árbitro e Delegado técnico do evento, Frederico Nantes, e o meu ex atleta e grande amigo Claudio Flores, o Borracha, que competiu no salto triplo e depois sumiu em Fortaleza, aproveitando as praias.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

SUB 4 \ PETISKEIRA de novo no pódium - CIRCUITO DA ESTAÇÕES ADIDAS 2010 - PORTO ALEGRE


A etapa de inverno do CIRCUITO DA ESTAÇÕES ADIDAS 2010 em Porto Alegre foi um sucesso, milhares de pessoas invadiram as ruas da capital gaúcha para correr as provas de 10km e 5 km, e a SUB4 novamente se fez presente no pódium da competição, nos 10 KM masculino Gérson Leite foi 3º colocado e Antônio Gomes foi o 4º , além disso , Sadi Júnior fez o percurso em 42min46s

Nos 5 KM masculino, Rodrigo Gonzaga foi 3º colocado com 15min 44, Adriano Silva correu em 16min14s e ficou com o 5ºlugar , Cyrinho Rios em 23min28s e Túlio Nunes terminou com 25min14s.

Nas provas femininas, mais medalhas para os atletas da equipe, nos 10 KM a campeã estadual sub 23, Renata Pansera, conseguiu a marca a boa de 41min21s e foi a 3º colocada, nos 5 KM feminino, Daiane Moreira correu em 19min49s e também foi 3º colocada e Luciane Sant'ana foi a 10º colocada e fez 22min07s.



RESULTADOS

CIRCUITO DA ESTAÇÕES ADIDAS 2010 - ETAPA INVERNO - PORTO ALEGRE\RS


10KM MASCULINO

1 DALVANE DOS SANTOS 31:40
2 CLAUDIR RODRIGUES 31:59
3 GERSON ANTONIO MOREIRA LEITE 32:38
4 ANTONIO CARLOS PEREIRA GOMES 33:20
5 ADAO CLAUDIO ALMEIDA SALLES 35:00


10KM FEMININO
1 ELENIR STROPPER 38:41
2 NELI ROSA DE OLIVEIRA 39:34
3 RENATA PANSERA 41:21
4 CYNTHIA CVEIGORN GUIMARAES 42:12
5 JAQUELINE OLIVEIRA SILVEIRA 43:06


5KM MASCULINO
1 LUIS FERNANDO SANTOS 15:10
2 TAURO SUSIN BONORINO 15:27
3 RODRIGO GONZAGA 15:44
4 CEZAR BATISTA CAMILLO 16:07
5 ADRIANO OLIVEIRA DA SILVA 16:14

5KM FEMININO
1 INGRITH NASCIMENTO BARBOSA 18:29
2 MARIA ELAINE MILAN MACHADO 19:45
3 DAIANE PEDROSO MOREIRA 19:49
4 ETNÃ PEREIRA CASTELO BRANCO 19:49
5 JANICE MATTÉ 19:53

sexta-feira, 28 de maio de 2010

SUB 4 / PETISKEIRA é Bi campeã da Categoria na Maratona de Porto Alegre/RS



















Com informações relatadas por Paula Brunetti.

A Maratona de Porto Alegre é uma das melhores provas do Brasil para se conseguir um bom tempo, realizada no dia 16 de maio, este ano a coisa não foi tão fácil assim, a largada foi com 20 graus, frustrando quem foi a capital gaúcha esperando um clima melhor para correr, além disso a umidade e o vento forte atrapalharam os melhores resultados.


Na Maratona, muita gente quebrou e parou, Tauro Bonorino, ex- atleta da Ulbra, e que recebeu uma pequena ajuda na preparação para fazer sua estreia na Maratona, ficou em 6º lugar com o tempo de 2h24min22.


Foi uma excelente estreia para o Tauro, que na primeira vez que me procurou para treinar, em 1998, eu não dei muita importância e não reconheci o seu talento, felizmente ele não me ouviu, superou este meu primeiro erro de avaliação, e quando nos reencontramos em 2000 foi para iniciarmos uma longa parceria de amizade, respeito e muitos títulos, com vários títulos estaduais do RS, Brasileiro Universitário e corridas de Rua, fico orgulhoso quando estes meus "filhos" fazem bons resultados.

Quanto a SUB 4 / PETISKEIRA, as mulheres estão imbatíveis, foram Bi Campeãs no quarteto feminino com uma larga vantagem de mais de 17 minutos para as demais, e também o Octeto masculino venceu, além disso a dupla masculina empresas conseguiu um excelente 6º lugar.
Parabéns a todos, aos atletas pelos títulos e ao Antonio e Paulinha pelo trabalho.
Parabéns gente, vocês são demais.


Resultados da Maratona


Masculino
1º - Solonei Rocha da Silva - 2h15min45
2º - Claudir Rodrigues - 2h20min10
3º - Adriano Bastos - 2h20min20
4º - Eliesio Miranda da Silva - 2h22min59
5º - Manoel Alves da Silva - 2h23min13
6º - Tauro Susin Bonorino - 2h24min29
7º - Dalvane dos Santos - 2h25min58
8º - Alessandro Souza - 2h27min40
9º - Gustavo Caurio - 2h28min09
10º - Edesio de Oliveira Santos - 2h28min09


Feminino
1ª - Michele Cristina das Chagas - 2h43min04
2ª - Conceição de Maria Carvalho Oliveira - 2h48min15
3ª - Elizabeth Esteves de Souza - 2h50min48
4ª - Ilaine Wandscheer - 2h56min28
5ª - Adriana Duarte Coelho - 3h01min08
6ª - Andreia de Lima - 3h03min13
7ª - Marli Cunha Matias – 3h03min58
8ª - Claudia Helena Dumont – 3h06min34
9ª - Ana Beatriz Gorini Da Veiga – 3h08min52
10ª - Vivian De Oliveira – 3h11min36