quarta-feira, 10 de julho de 2013

Turquia pode ser proibida de disputar o Campeonato Mundial de Moscou

Turquia pode ser proibida de disputar o Campeonato Mundial de Moscou

Jornal inglês revela que até 30 atletas do país foram flagrados no doping recentemente
 
Asli Cakir Alptekein, medalhista de ouro nos 1.500m nos Jogos Olímpicos de Londres foi provisoriamente suspensa. Se a atleta for considerada culpada, irá perder o ouro e ainda será banida do esporte, já que, no passado, ficou dois anos suspensa por doping.
 
 

http://www.gaz.com.br/noticia/414627-turquia_pode_ser_proibida_de_disputar_o_campeonato_mundial_de_moscou.html
 

sexta-feira, 5 de julho de 2013

MORREU MAIS UM GRANDE HERÓI DO ATLETISMO


MORREU MAIS UM DOS MEUS HERÓIS NO ATLETISMO, MORREU ALAIN MIMOUN.

 Nesta sexta-feira, em seu site oficial, a Federação Francesa de Atletismo comunicou a morte,aos 92 anos do Campeão olímpico da Maratona em Melbourne 1956, Alain Mimoun .

Para muitos jovens este nome pode parecer desconhecido, mas para a história do atletismo ele representa muito, e para mim em especial representa um ídolo, pela sua capacidade de superação, humildade, simpatia e principalmente por ter sempre acreditado na sua capacidade, por nunca ter desistido, e com isso gravado seu nome na história.

A medalha olimpica de Alain Mimoun não é a sua historia mais conhecida, mais reverenciada, Mimoun que chegou a combater na Segunda Guerra Mundial, quando acabou ficando gravemente feridos por estilhaços e escapou de ter sua perna esquerda amputada, depois da guerra começou a correr para mudar na sua recuperação e com isso se tornou atleta, só isso já seria uma grande história, mas tem mais.

 Mimoun viveu na mesma época do maior fundista da história do atletismo, o Tcheco Emil Zatopek, 5 vezes campeão Olimpico.

Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 1948, o francês ganhou a prata nos 10.000 m, ficando atrás de Zatopek. Nos anos seguintes foi para nos campeonatos europeus, sempre para Zatopek.

Quatro anos depois, na edição das Olimpíadas disputada em Helsinque (FIN), Alain Mimoun terminou com a prata tanto nos 5.000 m quanto nos 10.000 m, perdendo novamente para Zatopek nas duas provas.

 Ele passou a ser chamado de a "Sombra de Zatopek" o eterno perdedor..., isso não abalou o Francês que se tornou um grande amigo do herói Olimpico, e nunca escondeu sua admiração por Zatopek.

 Em 1956 Mimoun foi para as olimpíadas já desacreditado, correu Mal os 10.000m , mas estava empolgado e pediu a Federação Francesa para correr a Maratona, ela seria no dia do aniversario da sua filha Olímpia, mas na prova estava inscrito o seu amigo e maior rival, Zatopek, o atual campeão, e favorito.

 A prova foi disputada sobre forte calor, o que derrubou muitos atletas, Mimoun foi o único a agüentar o ritmo, entrou no Estadio sozinho , olhando para trás a procura de Zatopek, mas ele não estava lá , ele era finalmente campeão Olimpico, mesmo assim ele esperou Zatopek, esperou o amigo para comemorar juntos o seu feito.

 Recomendo assistirem o vídeo para entenderem como este simpático senhor mostrou ao mundo que podemos ser rivais, mas isso não impede de sermos amigos.

 "Fui campeão Olimpico, mas se Zatopek não tivesse existido eu não seria nada" Allan Mimoun (1921-2013)