sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CNTA CAIXA UNIFOR RECEBE 400 CRIANÇAS NO PROJETO “MINHA ESCOLA NA PISTA”



O CNTA Caixa – Unifor, de Fortaleza – CE, receberá nesta sexta e sábado cerca de 400 crianças de escolas do Ceará para o Projeto “Minha Escola na Pista”, no complexo de atletismo da UNIFOR, considerado o melhor da região Nordeste do país.

Nesta, que é a quinta edição do projeto em 2010, participarão cerca de 400 os alunos de quatro entidades, o Pólo de Convivência Jereissati da cidade de Maracanaú, do Colégio Batista de Fortaleza, e das escolas estaduais Jose Maria Pontes da Rocha e Eliezer de Freitas Guimarães da cidade de Caucaia.

Os alunos realizarão atividades lúdicas de atletismo e testes de detecção de talentos orientados pelos Técnicos do CNTA, Prof. Marco de Lazari, e os treinadores Cubanos, Leonardo Manzano e Jorge Mandan.

O projeto “Minha Escola na Pista” é realizado pelo CNTA em parceria com o curso de Educação Física da UNIFOR e, em 2010, já atendeu mais de 1000 alunos das escolas do Ceará proporcionando uma vivência entre atletas do CNTA, acadêmicos da Unifor e professores, além de realizar uma busca de talentos para o atletismo nas escolas do Ceará.

PORTO ALEGRE SEDIA O CAMPEONATO MUNDIAL MASTER\2013

A capital gaúcha é a primeira cidade da América Latina a sediar o evento, que foi realizado pela última vez na Finlândia, e em 2011 será nos Estados Unidos.

“Porto Alegre deverá receber cerca de 20mil pessoas, entre atletas, staff da competição e público”, avaliou a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.
O evento acontece de 24 de julho a 4 de agostode 2013 com investimento previsto de R$ 2,5 milhões com estimativa que os resultados financeiros cheguem a R$ 129 milhões.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pernambuco venceu o Troféu Norte-Nordeste/Caixa de Atletismo 2010


Pernambuco venceu a edição 2010 do Troféu Norte-Nordeste/Caixa de Atletismo, encerrado na manhã deste domingo (22), no Recife (PE). A seleção anfitriã ficou com o título na classificação geral, com o total de 531 pontos, contra 451 da equipe potiguar.
Pernambuco venceu também no torneio feminino, enquanto que no masculino o 1º lugar foi do Rio Grande do Norte. O Pará manteve-se na posição que ocupou já na rodada inicial, na sexta-feira: terminou em 3º, com 221 pontos, no geral.
Foram eleitos os melhores atletas da competição Pedro Muniz da Costa (PE), no masculino, e Fernanda Araújo da Silva (PI), no feminino. Pedro Muniz, que completará 20 anos em outubro, ficou com o título no lançamento do martelo, com 58,58 m. Fernanda Araújo, de 24 anos, que já havia ganhado os 100 m, foi à campeã também dos 200 m, com 24.43.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Pernambuco 531 pontos
2º Rio Grande do Norte 451
3º Pará 221
4º Alagoas 210
5º Piauí 160
6º Bahia 118
7º Ceará 109
8º Paraíba 100
9º Sergipe 42
10º Acre 6
Resultados no site : http://www.cbat.org.br/competicoes/nortenordeste/default.asp

Queniano David Rudisha quebra recorde mundial dos 800 m em Berlim


Queniano David Rudisha quebra recorde mundial dos 800 m em Berlim
http://www.cbat.org.br/noticias/noticia.asp?news=4153

O queniano David Lekuta Rudisha estabeleceu novo recordista mundial nos 800 m, no Meeting de Berlim, ontem (22), ao fazer a prova com o tempo de 1:41.09. Assim, ele superou em dois centésimos o recorde anterior do também queniano (naturalizado dinamarquês) Wilson Kipketer, que tinha 1:41.11, marca feita em 13 de agosto de 1997, em Colônia.
Na história dos 800 m, apenas outros dois meio-fundistas correram abaixo de 1:42.00: o britânico Sebastian Coe, com 1:41.73, em 10 de junho de 1981, recorde mundial antes de Kipketer, em Florença, e o brasileiro Joaquim Cruz, que fez 1:41.77, em 26 de agosto de 1984, em Colônia.
Joaquim, que integra o Programa Caixa Herois Olímpicos da CBAt, ganhara a medalha de ouro olímpica em Los Angeles, pouco antes de fazer sua marca em Colônia. Ele ainda correu outras cinco vezes abaixo de 1:43.00, marca que fez em Los Angeles e que foi, por 12 anos, recorde olímpico.
O Brasil ainda tem dois corredores com marcas abaixo de 1:44.00 (Zequinha Barbosa e Agberto Guimarães) e outros três, com tempos melhores que 1:45.00 (Fabiano Peçanha, Kléberson Davide e Osmar Barbosa dos Santos).

Atletismo ganha mais duas medalhas para o Brasil em Cingapura

Atletismo ganha mais duas medalhas para o Brasil em Cingapura
http://www.cbat.org.br/noticias/noticia.asp?news=4151

O atletismo deu mais duas medalhas para o Brasil da 1ª edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Cingapura.: ouro com Caio Cézar Fernandes dos Santos no revezamento medley (ele já havia conquistado o ouro no salto em distância) e prata com Thiago Braz da Silva, no salto com vara.
Thiago Braz, que fará 17 anos em dezembro, marcou 5,05 m, igualou seu recorde pessoal e fez a mesma marca do campeão, o espanhol Didac Salas. Ambos passaram a marca de 5,05 m na segunda tentativa.
Caio Cézar (ouro no salto em distância com 7,69 m) abriu a disputa do revezamento medley, última prova do programa de atletismo para a equipe das Américas. Ele correu 100 m e a equipe foi completada por Odane Skeen (Jamaica, 200 m), Najee Glass (Estados Unidos, 300 m) e Lugulin Santos (República Dominicana, 400 m). Eles marcaram 1:51.38 e deixaram na 2ª posição a equipe da Europa, que fez 1:52.11.
Outros três brasileiros disputaram as finais no último dia do evento. No triplo, Paulo Sérgio dos Santos Oliveira ficou em 5º lugar com 15,63 m (recorde pessoal). O ganhador do ouro foi o cubano Radame Sanchez, com 16,37 m.
Nos 2.000 m com obstáculos, July Ferreira ficou também em 5º, com 6:56.00 (recorde pessoal). A campeã foi a queniana Virginia Nyangura, com 6:29.97. Nos 400 m com barreiras, Natânia Habzreiter foi a 8ª, com 1:02.44, e o ouro foi para a francesa Aurelie Chaboudez, que fez 58.41.
Na opinião do treinador-chefe José Haroldo Loureiro Gomes "Arataca", "os resultados foram bons, porque os atletas tiveram os meios de preparação adequados. O Élson (técnico de Thiago) e o Nélio Moura (treinador de Caio, junto com Tânia Moura) planejaram os treinamentos e a CBAt deu os meios: materiais, passagens para o exterior, hospedagem, ajuda de custo, campings em Fortaleza, Madri e Fórmia".
O presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, fez a premiação do salto com vara, junto com o recordista mundial da prova, o ucraniano Sergei Bubka. Gesta lembrou que o atletismo manteve sua tradição: "Nove dos nossos 15 atletas foram à fase final em suas provas, ou seja, 60 % dos participantes chegaram entre os melhores do mundo. Foram ganhas três medalhas, foram disputadas 10 finais e foram estabelecidos sete recordes pessoais", explicou o dirigente.
Nélio Moura, treinador de Caio Cézar e da campeã olímpica Maurren Maggi completa: "Os bons resultados do Brasil em Cingapura e em outras grandes competições mostram que, além da dedicação do atleta e do conhecimento do técnico, é preciso apoio, como o oferecido pela CBAt, com o Programa de Jovens Talentos", afirmou.

Caio Cesar é ouro no salto em distância nos Jogos Olímpicos da Juventude


Caio Cesar é ouro no salto em distância nos Jogos Olímpicos da Juventude
http://www.cbat.org.br/noticias/noticia.asp?news=4148


Caio Cézar Fernandes dos Santos tornou-se o primeiro nome de toda a delegação nacional a ganhar uma medalha, nos Jogos Olímpicos da Juventude 2010, no Bishan Stadium.
E ele ganhou logo a medalha de ouro. Para isso, teve que ser guerreiro, na opinião de sua treinadora, Tânia Moura. Ela explica: "O Caio errou os dois primeiros saltos, no terceiro saltou 7,58 m e assumiu a liderança. No entanto, na última rodada foi ultrapassado pelo japonês (Sho Matsubara), que fez 7,65 m. Mas aí ele foi para o último salto da prova e fez 7,69 m. Competiu como sempre faz, como gente grande", explicou Tânia. (Matsubara garantiu a medalha de prata e o bronze foi para o sul-africano Rudolph Pienaar, com 7,53 m.)
O treinador-chefe da equipe de atletismo, José Haroldo Loureiro Gomes "Arataca" lembrou que a Confederação Brasileira de Atletismo deu suporte a todos os atletas, para que pudessem chegar bem em Cingapura. "Fizemos camping no Brasil (em Fortaleza e em Uberlândia), e alguns atletas, quando os treinadores pediram, foram treinar no exterior. A pedido do Nélio Moura e da Tânia, por exemplo, o Caio pode treinar 60 dias na Espanha, com os custos bancados pela CBAt, da mesma forma que o Thiago (Thiago Braz, que disputará a final do salto com vara, que também treinou na Europa)", disse Arataca.
"O presidente Gesta (Roberto Gesta de Melo, presidente da CBAt) estava muito feliz no Estádio, até porque faz exatamente dois anos que a Maurren ganhou ouro o ouro olímpico, também no salto em distância, nos Jogos de Pequim", completou o técnico.
Gesta estava muito feliz com os resultados brasileiros em Cingapura: "Tivemos 15 atletas qualificados para esta primeira edição dos Jogos da Juventude. E no total vamos disputar 10 finais, ou seja, dois terços da equipe foram à fase final. E das quatro finais já realizadas, além do ouro do Caio, os outros três estabeleceram recordes pessoais. O Leandro (Pitarelli) nos 400 m e a Jéssica (dos reis) igualou sua marca nos 100 m", disse."E hoje também o Joseilton (Cunha) bateu seu recorde nos 1.000 m", concluiu o dirigente. Joseilton ficou em 5º lugar nos 1.000 m, com 2:24.14, também seu recorde pessoal. O título da prova foi para o etíope Mohammed Geleto, com 2:19.54.

Fabiana Murer é campeã da Diamond League na Suíça

Fabiana Murer é campeã da Diamond League na Suíça
http://www.clicrbs.com.br/esportes/sc/noticias/,3011058,Fabiana-Murer-e-campea-da-Diamond-League-na-Suica.html

A brasileira Fabiana Murer soube aproveitar o recesso da russa Yelena Isinbayeva. A atleta do salto com vara conquistou, nesta quinta-feira, o título da Diamond League, principal série da Associação das Federações Internacionais de Atletismo (Iaaf). No Weltklasse Zürich, em Zurique, Fabiana saltou 4m81cm, abaixo de sua melhor marca no ano (4m85cm), mas suficiente para deixar as rivais para trás e ficar com o título.
A brasileira ainda tentou saltar em 4m90cm, para derrubar a americana Jennifer Suhr da liderança do ranking. Não deu, mas não fez diferença: o ouro já estava garantido. As informações são do GloboEsporte.com.
Fabiana Murer, assim, conquistou um feito inédito para as mulheres brasileiras e igualou a façanha que apenas três atletas do país haviam conseguido. Antes dela, Zequinha Barbosa (800m), em 1986, Robson Caetano (200m), em 1989, e Claudinei Quirino (200m), em 1999, trouxeram o título para o país.
A brasileira terminou a competição com 23 pontos. A russa Svetlana Feofonova foi a vice-campeã, com 14, enquanto a alemã Silke Spielburg ficou em terceiro lugar, com 11.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Etapa de Fortaleza das Olimpíadas Escolares terá recorde de participantes

http://www.cob.org.br/noticias/noticias_interna.asp?id=15657

Crédito: Gaspar Nobrega - 10.08.2010 :: 12h54
A próxima edição das Olimpíadas Escolares para atletas de 12 a 14 anos será realizada em Fortaleza (CE), entre os dias 10 e 19 de setembro, mas os recordes da maior competição estudantil brasileira já estão sendo batidos. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) encerrou as inscrições para a competição, chegando a um total de 4.757 inscritos, sendo 3.959 atletas, mais técnicos e oficiais. Este é o novo recorde de inscritos do evento. O recorde anterior era da etapa de Londrina/Maringa, para atletas de 15 a 17 anos, no ano passado, com 4.071 inscritos.Em Fortaleza, as Olimpíadas Escolares serão disputadas por 28 delegações, sendo uma para cada um dos 26 estados brasileiros, mais uma equipe do Distrito Federal e outra da cidade sede. Esta é a primeira vez que a competição terá 100% de participação. "Esses números evidenciam a força e a importância que o esporte estudantil brasileiro vem obtendo desde a criação das Olimpíadas Estudantis. Para o COB, é motivo de orgulho comprovarmos a evolução dos eventos e a cada vez maior participação dos estados e das regiões do Brasil na propagação da prática esportiva nas escolas", afirma Edgar Hubner, gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do COB, e diretor geral das Olimpíadas Escolares e das Olimpíadas Universitárias.Fortaleza verá também o novo formato da competição, com 11 modalidades em disputa: Atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. As novas modalidades, ginástica rítmica e ciclismo, tiveram ótima adesão, mesmo no primeiro ano de disputa. Ginástica rítmica terá 22 estados inscritos, e o ciclismo 21 estados. "Antes da inclusão dessas modalidades na etapa nacional das Olimpíadas Escolares, apenas quatro estados realizavam a disputa de ginástica rítmica e três de ciclismo nas etapas estaduais. Ficamos muito satisfeitos em perceber a adesão imediata da maioria dos estados brasileiros nesta nova fase das Olimpíadas Escolares", disse Edgar Hubner.As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio do Governo do Ceará.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O Americano,ex-campeão mundial dos 400 metros, Antonio Pettigrew , foi encontrado morto nesta terça-feira

Atletismo - O corredor Americano e ex-campeão mundial dos 400 metros Antonio Pettigrew foi encontrado morto nesta terça-feira a Universidade da Carolina do Norte, onde ele trabalhava como treinador.
Antonio Pettigrew de 42 anos, também conquistou a medalha de ouro no 4x400m em Sydney-2000, mas a equipe dos EUA perdeu a medalha depois que Pettigrew admitiu ter usado substâncias proibidas entre 1997 e 2003.
Pettigrew também entregou de forma voluntária as medalhas de ouro conquistadas nos Mundiais de 1997 e 1999 no revezamento 4x400m