quinta-feira, 17 de junho de 2010

VOCÊS SABIAM.....


Surpresa na Maratona de Milwalkee Lakefront nos EUA, a Campeã da prova foi desclassificada por receber água fora dos postos oficiais e a vice também, por correr escutando música em um iPOD.
Segundo o site http://www.marathonguide.com, as maratonista Cassie Peller e Jennifer Goebel, campeã e vice da maratona de Milwalkee Lakefront Marathon em outubro de 2009, foram desclassificadas por infligirem regras básicas do atletismo, mas pouco aplicadas nas Corridas de rua.
Cassie foi punida por que recebeu água fora dos postos de água oficial da Maratona e de uma pessoa que acompanhava a prova, e também por que correu com número da prova preso no calção e não no peito.
Já a vice campeã, Jennifer Goebel, foi desclassificada por correr a prova escutando música em um iPod, as duas situações estão previstas nas regras do atletismo e estavam no regulamento da prova, no final da confusão, surpresa e feliz estava Corina Canitz que foi a vencedora com a marca de 3h04min21.
O motivo da desclassificação levou a uma discussão entre as autoridades esportivas americanas que haviam aliviado a aplicação destas normas, deixando as decisões nas mãos dos diretores das provas.
Cassie Peller, a campeã desclassificada, disse que estava decepcionada pois, segundo ela, "É algo que, provavelmente, metade das pessoas na corrida fez."
Já a vice campeã, Jennifer Goebel, disse que "Achava que não tinha lido com atenção suficiente o regulamento" e admitiu que todos os atletas deveriam conhecer as regras, Kris Hinrichs, diretor da prova, foi enfático, disse que as atletas competiam em um nível de elite no atletismo e que "Elas deveriam saber quais eram as regras."
Esse é um aviso importante para o pessoal que costuma esquecer as regras básicas do atletismo, achando que nas corridas de rua não vão acontecer desclassificações e que certas normas serão aliviadas, na década de 80 tivemos um incidente parecido, quando o campeão da maratona do Rio, Eloy Scheleder, quase foi desclassificado por recortar o seu número de competição,.
Então, cuidado pessoal, essas regras continuam em vigor e podem, e devem, ser aplicadas a qualquer momento.
leia mais em:

quarta-feira, 2 de junho de 2010



Fortaleza recebe nos dias 04 a 06 de junho de 2010 o TROFÉU NORTE-NORDESTE CAIXA DE ATLETISMO DE JUVENIS.

Realizado no melhor complexo esportivo de atletismo do nordeste , a pista da Unifor em Fortaleza - CE, a competição reunirá cerca de 300 atletas dos estados do Norte Nordeste com algumas da estrelas juvenis do atletismo nacional que vão competir em busca do título de melhor atleta juvenil do Norte Nordeste e de classificação para os campeonatos Brasileiros.
As competições começam na sexta dia 04 ás 15h00, dia 05 iniciam ás 08h00 até 19h45 e dia 06 de 7h30 ás 11h00.

Maires informações e programa horário no site:
www.cbat.org.br/competicoes/nortenordeste_juvenil/

3º DESAFIO DE ATLETISMO DA FACULDADE CATÓLICA




Foi um sucesso a 3º edição do DESAFIO DA CATÓLICA DE ATLETISMO foi realizado neste sábado dia 28 de maio na Faculdade Católica do Ceará, com a presença de 200 crianças das categorias pré mirim e mirim.

Em uma competição bem organizada, com uma premiação maravilhosa, do tipo "Nunca na história deste país", com cesta básica de alimentos e uma mochila com camiseta e calção para todos que subiram no pódio, além de lanche com suco, sanduíche e salada de frutas para todos os participantes.

Já acompanhei muitas competições para crianças pelo Brasil todo, e realmente fiquei feliz por presenciar algo diferenciado em termos de competição, um evento que serve de exemplo, tanto aqui no nordeste como até mesmo a nível nacional.

E esta competição tem um outro aspecto muito interessante, ela faz parte de uma disciplina do curso de educação física da Faculdade Católica, ministrada pela professora, técnica e atleta campeoníssima Sonia Ficagna, que criou a competição como uma atividade formativa para os seus alunos, dando oportunidade deles vivenciarem a organização, desenvolvimento e execução de um evento esportivo, uma idéia criativa e inovadora que deu certo e já está fazendo diferença.
Por isso, PARABÉNS Professora Sonia, direção e alunos do curso de educação Física da Faculdade Católica, vocês foram os maiores vencedores desta competição.

Os resultados da competição também foram importantes, destaque para os atletas da Unifor, comandados pelo Professor João Neto e o Assistente Técnico Leuder, que ganharam a maioria das provas, principalmente para Daiane Rodrigues nos 60m, Maxilene da silva no salto em distância e Cynthiane Silva nos 600m.

terça-feira, 1 de junho de 2010

MARIA PAMELA CONSEGUE DUAS MEDALHAS DE PRATA NO CIRCUITO BRASIL PARAOLIMPICO


A paratleta da Unifor Pamela de Souza, de 16 anos, conquistou duas medalhas no Circuito Brasil Para Olímpico, na categoria T46, para atletas com comprometimento de membro superior,este final de semana em Fortaleza CE.



Pamela faz parte do grupo de atletas que treinan sobre minha orientação na Unifor em Fortaleza.
Pamela competiu em casa, no complexo esportivo da Unifor, e enfrentou a sua maior dura adversária, a paulista Sheila Finder, de 30 anos e atual recordista Brasileira dos 100m e salto em Distância, as duas se encontraram nos 200m e salto em distância e a paulista usou toda a sua experiência para vencer as duas provas e também os 100m da categoria.



Nos 200m Pamela liderou a prova até os metros finais quando foi ultrapassada e ficou com a medalha de prata com o tempo de 28s40, no salto em distância Sheila liderou desde o primeiro salto e venceu com 5m12, Pamela fez 4m02 na prova onde ele tem maiores dificuldades.



Pamela é uma das estrelas da nova geração do atletismo Para Olímpico nacional, com apenas 16 anos já esta em segundo do ranking brasileiro e títulos internacionais como o campeonato Para Pan Americano Juvenil e um 5º lugar no mundial, na India em 2009, além disso ela compete nas provas da Federação Cearense de atletismo, sendo campeã estadual Juvenil no revezamento 4x100m.



O circuito também foi uma boa oportunidade de encontrar a gaúchada aqui em Fortaleza, estavam aqui o velocista gaúcho André Andrade, campeão Para Olímpico, o também velocista ( e colorado dos bons) Roger Manarin, que atuou como Guia, o Ex-recordista Brasileiro do salto em altura Fabricio Romero que trabalhou muito na organização do evento junto com o árbitro e Delegado técnico do evento, Frederico Nantes, e o meu ex atleta e grande amigo Claudio Flores, o Borracha, que competiu no salto triplo e depois sumiu em Fortaleza, aproveitando as praias.